CIDADE PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE E DO LOJISTA

Com quase 403 anos de história, São Luís, a capital do Maranhão tem muitas singularidades. Uma delas é o fato de ter sido a única capital brasileira não lusitana.

A cidade, que é Patrimônio da Humanidade, é cenário de muita beleza, que testemunha seu rico passado cultural.

São Luís do Maranhão é uma ilha situada às margens da baía de São Marcos, tem atrativos o ano todo, seja no seu vasto acervo arquitetônico ou nas muitas opções que a orla marítima oferece em lazer e diversão.

Um dos destaques da história da cidade é a prosperidade econômica que marcou o século XIX, quando o comércio foi uma das mais fortes atividades produtivas. Nessa época, a área comercial estava concentrada principalmente na Praia Grande, que atualmente se constitui num conjunto de prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e que abrigam bares, restaurantes, instituições e órgãos públicos.

Com o declínio da economia maranhense, experimentado a partir do século XX, houve um deslocamento da área de comércio, sendo que a partir da segunda década do ano de 1900, muitas lojas começaram a se instalar em outra área: a Rua Grande, que ainda hoje é a principal via de comércio de São Luís.

E o comércio lojista é uma das atividades mais importantes na economia da cidade, pelo grande número de empregos que oferece e pela expressiva arrecadação de tributos. A combinação destas condições favorece o associativismo e o movimento lojista, que chegou em São Luís, na década de 60.

CDL: 50 ANOS DE HISTÓRIA

Foi em 1965 que o comércio lojista de São Luís começou a escrever uma nova história.

Empresários motivados e conscientes da importância que o comércio tem na economia do município decidiram pela fundação do então Clube de Diretores Lojistas de São Luís, que teve sua primeira reunião em 28 de fevereiro de 1965, sob o comando de Francisco Guimarães e Souza, que era também presidente da Federação do Comércio do Maranhão.

No início, as dificuldades foram muitas, mas aos poucos a CDL foi aumentando seu número de associados e conquistando grande credibilidade junto à comunidade, ao poder público e, especialmente entre a classe empresarial.

O SPC

O ano de 1968 foi um marco na história da entidade que inaugurou o Serviço de Proteção ao Crédito, voltado para atender ao lojista oferecendo-lhe segurança nas vendas feitas a crediário, preservando também o cliente.

A operacionalização do SPC mudou as características das relações comerciais efetuadas até então em São Luís e fez crescer o interesse do lojista em filiar-se ao CDL.

Sede própria

Depois de migrar por muitos endereços no centro de São Luís a CDL está hoje instalada definitivamente num casarão colonial situado na Praia Grande, com instalações modernas e funcionais que permite à entidade oferecer diversos serviços ao lojista, como o SPC, o Cheque Garantido, a Central de Cobrança e espaços para a realização de eventos.

Além disso, há outras ações institucionais que aproximam a CDL São Luís do lojista, como as reuniões plenárias realizadas mensalmente e o Projeto CDL Itinerante que periodicamente visita os centros comerciais da periferia.

Outro destaque é a forte atuação junto ao poder público e, em parceria com outras entidades empresarias, discutindo projetos e alternativas de soluções para problemas comuns que possam resultar em desenvolvimento da atividade comercial.

A CDL São Luís tem 50 anos de uma história de dedicação à causa lojista, cuja construção cabe a empresários compromissados e conscientes de que a força do movimento lojista está na união.

Atualmente a CDL São Luís, que é comandada pelo empresário  Fabio Henrique Reis Ribeiro, tem 1.324 empresas associadas.

CDL SÃO LUIS

E-mail: cdlslz@cdlsaoluis.org.br
Presidente: Fábio Henrique Reis Ribeiro
Endereço: Rua da Estrela, 508 Centro / São Luis – MA CEP: 65010-200
Fone: (98) 3212-9003 FAX: 3212-9025
Secretária: Nail Amélia  
E-mail: nail@cdlsaoluis.org.br / presidencia@cdlsaoluis.org.br