Apresentação da FCDL-MA

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão, FCDL/MA é a entidade que representa o movimento lojista maranhense congregando todas as CDL’s do estado.

A FCDL/MA é federada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL e tem como propósito defender os interesses do comércio lojista. Para isso, trabalha na assistência, suporte e orientação às Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado e as representa oficialmente.

Em seus 22 anos de existência, a FCDL/MA tem trabalhado diretamente na assistência ao lojista, ampliando – especialmente – a atuação no interior do estado, onde vem difundindo a filosofia do associativismo como elemento indispensável para o fortalecimento do movimento lojista.

Cada Câmara de Dirigentes Lojistas associada recebe atenção direta da Federação para o encaminhamento das questões lojistas específicas dos municípios onde estão localizadas.

Além disso, a FCDL/MA apoia as ações da CDL’s que têm como propósito fortalecer a iniciativa privada e os empreendedores, colaborando para o aperfeiçoamento da qualidade na prestação de serviços do comércio varejista de todo o Maranhão.

A FCDL/MA, além de prestar assessoria às Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL’s- do estado, é também o elo de articulação dessas CDL’s, com o mais importante serviço disponibilizado ao lojista: o SPC Brasil, que é o mais expressivo banco de dados sobre crédito da América Latina. À Federação compete estimular e coordenar o processo de interligação das CDL’s associadas com o SPC Brasil.

Toda a atuação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão é pautada na adoção e execução de estratégias que influenciem no comércio lojista, permitindo melhores condições de crescimento empresarial; por isso, faz-se necessária a permanente intermediação da entidade junto a instituições públicas e/ou privadas, na defesa de interesses que culminam com o desenvolvimento sócio-econômico maranhense.