A fundação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão aconteceu em 30 de julho de 1993, a partir da união de forças das CDL’s existentes no estado que buscavam o ordenamento do movimento lojista maranhense, para consolidar sua atuação.

O início das atividades da Federação representou a difusão do associativismo lojista e, a partir do trabalho de mobilização feito pelas diretorias da entidade, o número de CDL’s se ampliou.

Como resultado dessas ações, a FCDL/MA conta atualmente com 25 Câmaras de Dirigentes Lojistas, devidamente regularizadas. Essas CDL’s estão distribuídas em diferentes regiões do território maranhense, mas compartilham dos mesmos objetivos de integração lojista.

No acompanhamento rotineiro a estas Câmaras, a FCDL/MA oferece suporte técnico para o desenvolvimento de seus serviços, através de programas de capacitação de mão-de-obra, projetos de aprimoramento da prática empresarial para lojistas e promoção de eventos para a discussão de temas de interesse do segmento.

Objetivo

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão, FCDL/MA tem como objetivos principais:

  • Congregar as CDL’s maranhenses, coordenando-as no desenvolvimento de ações que fortaleçam o movimento lojista maranhense.
  • Defesa dos interesses do segmento lojista estadual.
  • Representar as CDL’s e encaminhar seus pleitos junto aos poderes públicos no âmbito estadual.
  • Desenvolver atividades que proporcionem o crescimento e desenvolvimento das CDL’s.

Missão, Valores e Diretrizes

MISSÃO

Atuar como articuladora dos objetivos das CDL´s, elaborando estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento pleno e sustentável, e a melhoria da qualidade dos benefícios e soluções oferecidos pelas CDL´s, propiciando a troca de idéias e informações, visando conseguir ação conjunta das CDL´s nos estudos e na defesa de seus problemas peculiares, difundindo suas soluções às entidades associadas.

VISÃO

Fazer das CDL´s entidades de classe de maior credibilidade, através de ações mais abrangentes e do planejamento de novos rumos, coerentes com as tendências e transformações da globalização.

DIRETRIZES

  1. Ampliação do número de CDL’s;
  2. Estruturação das CDL’s existentes;
  3. Consolidação da marca FCDL/CDL na mídia;
  4. Implantação do sistema EAD;
  5. Instalação do setor de atendimento às CDL’s;
  6. Instalação de canal direto entre a FCDL e as CDL’s;
  7. Aproximação com lideranças políticas e empresariais;
  8. Excelência das instalações e da estrutura da FCDL;
  9. Qualificação dos colaboradores;
  10. Ampliação da receita da FCDL.