<\/figure>\n\n\n\nInten\u00e7\u00e3o de compra cresce 24% em rela\u00e7\u00e3o a 2019. Roupas, cal\u00e7ados e smartphones ser\u00e3o os produtos mais procurados. Para 84%, compras na data em 2019 valeram a pena<\/em><\/strong><\/p>\n\n\n\n
Uma das principais datas do com\u00e9rcio, a Black Friday, acontece esse ano ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Se os varejistas esperam aumentar as vendas durante a campanha, os consumidores parecem estar \u00e1vidos pelas promo\u00e7\u00f5es. \u00c9 o que mostra a pesquisa realizada pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Solu\u00e7\u00f5es em Pesquisa. Segundo o estudo, 61% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras na Black Friday esse ano, um crescimento de 24% em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado.<\/p>\n\n\n\n
Considerando apenas os consumidores que far\u00e3o compras na Black Friday, 63% justificam dizendo que este \u00e9 um momento oportuno para comprar produtos que est\u00e3o precisando com pre\u00e7os mais baixos, ao mesmo tempo, 37% afirmam que ir\u00e3o aproveitar para antecipar as compras dos presentes de Natal em promo\u00e7\u00e3o. Por outro lado, entre os que n\u00e3o far\u00e3o compras, 24% alegam estar sem dinheiro, enquanto 20% est\u00e3o desempregados.<\/p>\n\n\n\n
O presidente da CNDL, Jos\u00e9 C\u00e9sar da Costa, destaca que a Black Friday 2020 acontece em um cen\u00e1rio adverso, onde o consumidor est\u00e1 atento \u00e0s promo\u00e7\u00f5es para garantir as compras de final de ano.<\/p>\n\n\n\n
\u201cO consumidor conta com as promo\u00e7\u00f5es da campanha para fazer suas compras. A Black Friday \u00e9 a oportunidade para a popula\u00e7\u00e3o aproveitar as ofertas e garantir os presentes de fim de ano num per\u00edodo t\u00e3o dif\u00edcil para a economia\u201d, afirma Costa.<\/p>\n\n\n\n
A expectativa de aumento das vendas tamb\u00e9m aparece na pesquisa. Um ter\u00e7o daqueles que est\u00e3o dispostos a comprar na Black Friday afirmam que pretendem adquirir mais produtos que em 2019 (34%), ao passo em que 29% querem comprar um n\u00famero menor de itens e 23% a mesma quantidade.<\/p>\n\n\n\n
Mesmo assim, a pesquisa mostra que o consumidor est\u00e1 cauteloso, uma vez que 36% pretendem gastar menos este ano, enquanto 29% ir\u00e3o desembolsar o mesmo valor e 27% planejam gastar mais.<\/p>\n\n\n\n
Considerando aqueles que pretendem aumentar os gastos na edi\u00e7\u00e3o de 2020, 35% justificam dizendo que economizaram ao longo do ano para isso, enquanto 25% afirmam terem mais itens para comprar este ano. Em contrapartida, os consumidores que pretendem diminuir os gastos querem, sobretudo, economizar (48%), est\u00e3o com or\u00e7amento apertado (26%) e t\u00eam a inten\u00e7\u00e3o de evitar d\u00edvidas (26%).<\/p>\n\n\n\n
Roupas, cal\u00e7ados e smartphones ser\u00e3o os itens mais procurados. M\u00e9dia de gastos ser\u00e1 de R$ 918<\/strong><\/p>\n\n\n\n
A pesquisa mostra que os consumidores t\u00eam a inten\u00e7\u00e3o de adquirir 3,3 produtos. Cada consumidor deve gastar, em m\u00e9dia, R$ 918,23 com as compras durante a promo\u00e7\u00e3o, valor que aumenta para R$ 1.168,91 entre as classes A\/B. Os produtos mais procurados ser\u00e3o as roupas (42%), os cal\u00e7ados (31%), os smartphones (22%), os eletrodom\u00e9sticos (22%) e eletr\u00f4nicos (20%).<\/p>\n\n\n\n
Considerando a principal forma de pagamento a ser utilizada, 82% dos entrevistados pagar\u00e3o as compras da Black Friday \u00e0 vista, principalmente em dinheiro (45%) e no cart\u00e3o de d\u00e9bito (34%). Por outro lado, 47% devem parcelar suas compras, principalmente no cart\u00e3o de cr\u00e9dito (41%). A m\u00e9dia \u00e9 de praticamente seis presta\u00e7\u00f5es (5,7), o que significa que essas pessoas estar\u00e3o pagando as compras da Black Friday at\u00e9 maio de 2021.<\/p>\n\n\n\n
A pesquisa tamb\u00e9m investigou os locais que os consumidores devem fazer as compras. As lojas online<\/em> (83%) mant\u00eam a prefer\u00eancia dos consumidores, sobretudo nos sites\/aplicativos de varejistas nacionais (57%) e nos sites\/aplicativos de compra e venda de produtos novos e usados (33%). Apesar do destaque no meio online<\/em>, uma parcela consider\u00e1vel dos entrevistados afirma que vai comprar em lojas f\u00edsicas (47%), especialmente no shopping center (29%) e nas lojas de rua (23%).<\/p>\n\n\n\n
A experi\u00eancia de compra do consumidor na Black Friday de anos anteriores pode ser determinante para a escolha do local em que far\u00e3o suas aquisi\u00e7\u00f5es em 2020, j\u00e1 que 44% dos entrevistados afirmam que ir\u00e3o escolher estabelecimentos nos quais j\u00e1 tenham se sentido satisfeitos, sejam eles f\u00edsicos ou online<\/em>, enquanto 36% pretendem optar por fazer pesquisas pelas lojas de menor pre\u00e7o, 35% privilegiam aqueles que oferecerem frete gr\u00e1tis e 31% os locais que oferecerem descontos significativos no pagamento \u00e0 vista ou no boleto, al\u00e9m dos descontos j\u00e1 oferecidos durante a Black Friday.<\/p>\n\n\n\n
Metade daqueles que ir\u00e3o adquirir produtos nesta edi\u00e7\u00e3o do evento pretendem fazer as compras na semana da Black Friday (54%), ao passo em que 22% preferem o dia da Black Friday.<\/p>\n\n\n\n
90% dos consumidores ir\u00e3o pesquisar pre\u00e7os<\/strong><\/p>\n\n\n\n
O consumidor brasileiro est\u00e1 cada vez mais habituado com a Black Friday e disposto a adotar estrat\u00e9gias para conseguir os melhores pre\u00e7os, uma vez que 90% garantem que far\u00e3o pesquisa de pre\u00e7os antes de comprar, principalmente a fim de confirmar se os produtos realmente est\u00e3o na promo\u00e7\u00e3o (55%).<\/p>\n\n\n\n
A busca de informa\u00e7\u00f5es ser\u00e1 feita sobretudo nos sites e aplicativos das lojas em que costumam comprar (54%), al\u00e9m dos sites e aplicativos especializados que fazem a compara\u00e7\u00e3o do pre\u00e7o dos produtos (52%), em sites de busca (36%) e nos shopping centers (23%).<\/p>\n\n\n\n
Ao lado disso, 93% costumam buscar dicas e informa\u00e7\u00f5es para fazer boas compras na Black Friday, sendo que 84% fazem isso pela internet e 22% pela TV. A pesquisa mostra que 85% costumam buscar informa\u00e7\u00f5es sobre a reputa\u00e7\u00e3o das lojas antes das compras, principalmente em sites de reclama\u00e7\u00e3o (54%), nas redes sociais (51%) e no Procon (15%).<\/p>\n\n\n\n
\u201cO consumidor est\u00e1 cada vez mais habituado \u00e0 Black Friday e sabe que pesquisar os pre\u00e7os continua sendo fundamental para garantir boas compras\u201d, diz o presidente da CNDL. \u201cAo mesmo tempo, o com\u00e9rcio sabe que uma boa experi\u00eancia de compra \u00e9 indispens\u00e1vel para manter o consumidor fiel. Nesse momento, em que as vendas online crescem a cada dia, a reputa\u00e7\u00e3o das lojas \u00e9 fator primordial\u201d, analisa.<\/p>\n\n\n\n
Com o intuito de aproveitar a oportunidade do evento e garantir os itens a serem adquiridos, 12% dos consumidores pretendem madrugar na porta das lojas f\u00edsicas para garantir as compras, enquanto 41% pretendem passar a madrugada conectados na web com este objetivo, e 65% dos que trabalham pretendem se manter conectados na internet durante o expediente para se inteirar das ofertas.<\/p>\n\n\n\n
Expectativa \u00e9 de desconto m\u00e9dio de 43% nos produtos ofertados<\/strong><\/p>\n\n\n\n
A expectativa dos consumidores quanto \u00e0s possiblidades de realizar compras a pre\u00e7os competitivos \u00e9 expressiva: o desconto m\u00e9dio esperado durante o evento \u00e9 de 43%, sugerindo que as pessoas buscam na Black Friday uma oportunidade \u00fanica para pagar bem menos na aquisi\u00e7\u00e3o de produtos e servi\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n
De olho nos menores pre\u00e7os, quase oito em cada dez consumidores ouvidos est\u00e3o evitando realizar algum tipo de compra em outubro e novembro para aproveitar a Black Friday (77%), sendo que 19% mencionam as roupas, cal\u00e7ados e acess\u00f3rios, 18% os eletrodom\u00e9sticos e 17% os celulares\/smartphones.<\/p>\n\n\n\n
Para 84% dos que aproveitaram a promo\u00e7\u00e3o em 2019, compras na Black Friday valeram a pena. Nota de satisfa\u00e7\u00e3o com o evento sobe para 8,16<\/strong><\/p>\n\n\n\n
Questionados sobre a experi\u00eancia com a Black Friday 2019, oito em cada dez participantes que compraram na \u00faltima edi\u00e7\u00e3o julgam que valeu a pena comprar na Black Friday do ano passado (84%). N\u00famero bem parecido daqueles que n\u00e3o enfrentaram problemas nas compras realizadas durante a promo\u00e7\u00e3o (81%).<\/p>\n\n\n\n
Considerando o n\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o com a Black Friday em 2019, numa escala de um a dez, a nota m\u00e9dia dada pelos consumidores \u00e9 de 8,16, superior \u00e0 nota apurada na sondagem de 2018 (7,82).<\/p>\n\n\n\n
Para 93% o desconto anunciado pelas lojas era real na hora da compra, sendo que 65% dizem que isso era v\u00e1lido apenas em rela\u00e7\u00e3o a alguns produtos, enquanto para outros 28%, todos os itens tinham desconto real na hora da compra. Apenas 6% dos participantes do ano passado afirmam que o percentual de desconto n\u00e3o era real.<\/p>\n\n\n\n
Seis em cada dez pessoas ouvidas garantem que a maioria das compras da Black Friday foi planejada (65%); por\u00e9m, 35% admitem ter feito compras por impulso. 14% dos participantes da \u00faltima edi\u00e7\u00e3o ficaram com o nome sujo por causa de compras na Black Friday do ano passado, sendo que 8% j\u00e1 limparam o nome e 6% ainda est\u00e3o negativados.<\/p>\n\n\n\n
METODOLOGIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n
P\u00fablico alvo<\/strong>: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econ\u00f4micas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar na Black Friday.<\/p>\n\n\n\n
M\u00e9todo de coleta<\/strong>: pesquisa realizada pela internet e p\u00f3s-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.<\/p>\n\n\n\n
Tamanho amostral da Pesquisa<\/strong>: 982 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com inten\u00e7\u00e3o de comprar na Black Friday. Em seguida, continuaram a responder o question\u00e1rio 623 casos, que tinham a inten\u00e7\u00e3o de comprar na Black Friday. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,1 p.p e 3,9 p.p para um intervalo de confian\u00e7a a 95%.<\/p>\n\n\n\n
Data de coleta dos dados<\/strong>: 19 a 26 de outubro de 2020.<\/p>\n\n\n\n
Baixe a pesquisa completa: https:\/\/bit.ly\/32WJND8<\/a><\/strong><\/p>\n\n\n\n
Informa\u00e7\u00f5es \u00e0 Imprensa <\/strong><\/p>\n\n\n\n
Marina Barbosa<\/p>\n\n\n\n
(61) 9 8340 0257<\/p>\n\n\n\n
marina.barbosa@cndl.org.br<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Inten\u00e7\u00e3o de compra cresce 24% em rela\u00e7\u00e3o a 2019. Roupas, cal\u00e7ados e smartphones ser\u00e3o os produtos mais procurados. Para 84%, compras na data em 2019 valeram a pena Uma das principais datas do com\u00e9rcio, a Black Friday, acontece esse ano ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Se os […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1425,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[32,1],"tags":[],"class_list":["post-1152","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias-varejo","category-sem-categoria"],"yoast_head":"\n61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise - FCDL-MA<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise - FCDL-MA\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Inten\u00e7\u00e3o de compra cresce 24% em rela\u00e7\u00e3o a 2019. Roupas, cal\u00e7ados e smartphones ser\u00e3o os produtos mais procurados. Para 84%, compras na data em 2019 valeram a pena Uma das principais datas do com\u00e9rcio, a Black Friday, acontece esse ano ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Se os […]\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"FCDL-MA\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2020-11-18T19:59:22+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2020-12-03T15:46:35+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/11\/black-friday-pesquisa-cndl.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1199\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"422\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Rafael\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Rafael\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"7 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\"},\"author\":{\"name\":\"Rafael\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/person\/c5d4220f8ba914936fe0006304a51d3a\"},\"headline\":\"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise\",\"datePublished\":\"2020-11-18T19:59:22+00:00\",\"dateModified\":\"2020-12-03T15:46:35+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\"},\"wordCount\":1504,\"commentCount\":0,\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#organization\"},\"articleSection\":[\"Noticias do Varejo\"],\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\",\"url\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\",\"name\":\"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise - FCDL-MA\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2020-11-18T19:59:22+00:00\",\"dateModified\":\"2020-12-03T15:46:35+00:00\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/\",\"name\":\"FCDL-MA\",\"description\":\"FEDERACAO DAS CAMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO MARANHAO\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#organization\",\"name\":\"FCDL-MA\",\"url\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/logo\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/10\/cropped-logo-883804659-2.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/10\/cropped-logo-883804659-2.png\",\"width\":220,\"height\":69,\"caption\":\"FCDL-MA\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/logo\/image\/\"}},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/person\/c5d4220f8ba914936fe0006304a51d3a\",\"name\":\"Rafael\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/30cb435346c4d3e5d7c0fa473d99b4bc?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/30cb435346c4d3e5d7c0fa473d99b4bc?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Rafael\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/fcdlma.org.br\"],\"url\":\"https:\/\/fcdlma.org.br\/author\/rafael\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise - FCDL-MA","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise - FCDL-MA","og_description":"Inten\u00e7\u00e3o de compra cresce 24% em rela\u00e7\u00e3o a 2019. Roupas, cal\u00e7ados e smartphones ser\u00e3o os produtos mais procurados. Para 84%, compras na data em 2019 valeram a pena Uma das principais datas do com\u00e9rcio, a Black Friday, acontece esse ano ainda sob o impacto da pandemia da Covid-19. Se os […]","og_url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/","og_site_name":"FCDL-MA","article_published_time":"2020-11-18T19:59:22+00:00","article_modified_time":"2020-12-03T15:46:35+00:00","og_image":[{"width":1199,"height":422,"url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/11\/black-friday-pesquisa-cndl.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Rafael","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Rafael","Est. tempo de leitura":"7 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/"},"author":{"name":"Rafael","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/person\/c5d4220f8ba914936fe0006304a51d3a"},"headline":"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise","datePublished":"2020-11-18T19:59:22+00:00","dateModified":"2020-12-03T15:46:35+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/"},"wordCount":1504,"commentCount":0,"publisher":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#organization"},"articleSection":["Noticias do Varejo"],"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/","url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/","name":"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise - FCDL-MA","isPartOf":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#website"},"datePublished":"2020-11-18T19:59:22+00:00","dateModified":"2020-12-03T15:46:35+00:00","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/61-dos-consumidores-pretendem-fazer-compras-na-black-friday-2020-aponta-cndl-offer-wise\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/fcdlma.org.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"61% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday 2020, aponta CNDL\/Offer Wise"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#website","url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/","name":"FCDL-MA","description":"FEDERACAO DAS CAMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO MARANHAO","publisher":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/fcdlma.org.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#organization","name":"FCDL-MA","url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/10\/cropped-logo-883804659-2.png","contentUrl":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-content\/uploads\/2020\/10\/cropped-logo-883804659-2.png","width":220,"height":69,"caption":"FCDL-MA"},"image":{"@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/logo\/image\/"}},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/person\/c5d4220f8ba914936fe0006304a51d3a","name":"Rafael","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/fcdlma.org.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/30cb435346c4d3e5d7c0fa473d99b4bc?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/30cb435346c4d3e5d7c0fa473d99b4bc?s=96&d=mm&r=g","caption":"Rafael"},"sameAs":["https:\/\/fcdlma.org.br"],"url":"https:\/\/fcdlma.org.br\/author\/rafael\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1152","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1152"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1152\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1425"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1152"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1152"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/fcdlma.org.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1152"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}